Versátil, bonito e funcional: deixe seu balcão de cozinha em destaque!

Decorar um ambiente nem sempre é tarefa fácil, principalmente quando estamos falamos da cozinha. Por isso, já pensou em usar o balcão de cozinha como peça de destaque do ambiente?

 

Considerada o coração da casa, a cozinha é o ambiente perfeito para reuniões, boas conversas, comer bem e, quem sabe, fazer um pouco de bagunça. Por todos esses motivos, garantir que ela seja funcional, prática e bonita é fundamental. 

 

Assim sendo, um balcão de cozinha, por exemplo, pode dar brilho e praticidade ao cômodo, mostrando versatilidade e sofisticação. Quer saber como? Continue a leitura e confira!

balcao de cozinha

A cozinha para além das refeições

Com o surgimento do conceito de cozinha aberta, o ambiente das refeições tornou-se mais social. Por conta disso, montar esse cômodo passou a ser uma tarefa mais complexa, que exige planejamento e harmonização, uma vez que cores e móveis devem combinar perfeitamente.

 

Para alguns, a escolha dos eletrodomésticos é a maior preocupação. No entanto, é preciso lembrar que tudo que compõe o ambiente tem valor. Logo, nos mais variados projetos arquitetônicos, o balcão de cozinha ganha destaque especial.

 

Hoje em dia, existem diversos tipos de materiais no mercado e saber escolher o balcão de cozinha certo é, às vezes, um caminho um pouco difícil, mas não impossível.

 

Os materiais disponíveis para um balcão de cozinha

Para os designers de interiores, os principais materiais para o tampo de um balcão de cozinha são as pedras naturais e os compostos sintéticos de vidro, quartzo e feldspato. 

 

Abaixo, saiba mais sobre as características de cada um:

  • granito: bem resistente, de fácil limpeza e manutenção, ainda apresenta um ótimo custo-benefício;
  • mármore: apesar de sofisticado, o mármore é poroso e pouco recomendado para o ambiente da cozinha, uma vez que pode ficar manchado facilmente;
  • compostos de quartzo: são moldáveis e apresentam várias formas de acabamento, porém não são adequados para altas temperaturas;
  • nanoglass: resistente, durável e com uma superfície brilhante, cria um visual muito bonito;
  • corian: resistente a altas temperaturas e moldável;
  • neolith e dekton: possuem baixa porosidade e várias opções de acabamento, podendo, inclusive, imitar o mármore;
  • inox e madeira: dependendo do projeto arquitetônico, é possível usar um tampo inteiro de inox e deixar o ambiente muito charmoso. Já bancadas de madeira, além de terem boa resistência, são elegantes e trazem rusticidade para o cômodo.

O uso do balcão de cozinha

Além dos diversos tipos de materiais, o balcão de cozinha pode ter os mais variados usos, como separar ambientes ou ser utilizado como uma ilha no meio da cozinha. Assim, dependendo da escolha, ele pode também fazer a integração entre a cozinha e o ambiente seguinte.

 

Desse modo, além de funcional, o balcão da cozinha torna-se um elemento estético, que faz parte da decoração e dita como se dará a composição do ambiente. A versatilidade do móvel reside, pois, na possibilidade de se pensar conceitos novos para a cozinha, combinando cores e materiais.

 

O balcão de cozinha com estilo e personalidade 

Independentemente do material escolhido para o seu balcão de cozinha, o importante é que ele reflita sua personalidade e estilo e faça uma composição elegante com o restante dos materiais escolhidos. 

balcao de cozinha

Como sugestão, a mistura de madeira com acabamentos escuros é uma tendência atual. Por sua vez, não deixe de considerar também o estilo clássico, ou seja, uma cozinha branca aliada a elementos vintage. Assim, você poderá dar um tom mais charmoso ao ambiente, por exemplo.

 

Atualmente, o espaço da cozinha tem uma importância enorme e pode dar charme, beleza, elegância e sofisticação à sua casa. O balcão de cozinha surge como um elemento versátil e significativo na composição do cômodo. 

 

A partir da sua funcionalidade e harmonização — seja com as cores escolhidas, seja com os materiais utilizados —, ele valoriza o espaço e, para o morador, cria um ambiente sociável e mais prazeroso. 

 

Leave a Reply

Name *
Email *
Website