Pipoca de Microondas faz Mal?

Quando se fala em filme ou festa de criança logo já pensamos naquela deliciosa pipoca de microondas, que é fácil e rápida de ser feita. Em poucos minutos tempos uma saborosa e quentinha pipoca para comer. Mas a verdade é que existem muitos mitos sobre essa guloseima. E hoje nós estamos aqui para te contar a verdade e se você sempre quis saber se pipoca de microondas faz mal, então continue lendo esse artigo que vamos te contar tudo!

Por que faz mal?

O primeiro ponto a ser considerado na hora de dizer que a pipoca de microondas faz mal é a sua embalagem, uma vez que a mesma em que os grãos são armazenados é que vai ao aparelho e depois é onde a pipoca é consumida, na maioria das vezes. Isso faz com que seja possível a contaminação por causa do deslocamento da embalagem e que ficam durante meses armazenadas nas indústrias até que sejam compradas e então consumidas.

Nesse tempo elas têm contato com vários tipos de produtos, além de exposição ao sol, luz, sem a absorção de calor e água que seriam necessários para deixar os grãos saudáveis. Por causa disso, os grãos da pipoca precisa ter diversos outros conservantes, o que nos leva a segundo ponto de porque a pipoca de microondas faz mal.

Conservantes

Os conservantes que são colocados nos grãos podem ser prejudiciais à saúde, pois são ricos em sódio, gorduras e outros alimentos que não são bons para ser consumidos no nosso dia a dia.

Tempero

Um terceiro ponto a ser considerado é o tempero que vem na pipoca de microondas. Se o sal refinado que usamos no dia a dia não é mais indicado, o sal da pipoca de microondas e menos ainda. Há ainda quem queira temperar com o famoso Sazon, ou outros tipos de temperos que podem vir junto com o pacote como caramelo, chocolate, entre várias outras opções.

alternativa saudável pipoca de microondas

Pipoca de panela é melhor que pipoca de microondas?

Que a pipoca de microondas faz mal já percebemos, mas será que a pipoca que fazemos na panela é saudável então? A verdade é que a pipoca feita com o milho é a mais saudável, e o segredo está mais na quantidade de óleo que você irá utilizar no preparo da sua receita do onde ela será preparada.

Pois se você colocar muita manteiga, ou muito óleo para fazer a pipoca, e depois temperar com diversos temperos industrializados, não será muito mais vantajoso do que deixar de comer a pipoca de microondas que faz mal.

Hoje em dia já existem pipoqueiras que eléctricas, que não precisam de óleo, essas são consideradas muito saudáveis e os grãos são estourados apenas com o vapor. Mas caso você não tenha essa opção, você só precisa maneirar na quantidade óleo ou manteiga que utilizar na hora do preparo.

E lembre-se de evitar os temperos com muito sódio, quanto mais natural o gostinho da pipoca, mais saudável ela é.

Aproveite nossas dicas, e faça uma pipoca quentinha e saudável na sua casa!

Leave a Reply

Name *
Email *
Website