Rabanada de micro-ondas: receita incrível

Conheça uma receita de rabanada de microondas que é super deliciosa e fácil de fazer!

Quem não gosta de um doce, não é mesmo? E, principalmente em época natalina, a rabanada é um dos doces mais conhecidos e costuma ser muito pedido.

Mas, quantas vezes você já teve vontade de comer uma rabanada fresquinha e não matou à vontade por pensar em ter de aquecer o forno, arrumar uma bagunça depois, etc? Acho que mais de uma vez.

Para que você não tenha mais esse problema, que tal aprender a fazer uma rabanada no micro-ondas. A receita é bem simples e rápido de se fazer, e vale a pena fazer.

Mas antes de irmos para a receita, que tal aprender um pouco mais sobre a história desse doce tão conhecido.

Rabanada – Origem

rabanada de microondas

A rabanada aparece documentada no século XV, citado por Juan del Encina, “mel e muitos ovos para fazer rabanadas”, ao aparecer como prato indicado para a recuperação pós-partos.As primeiras receitas são do livro de cozinha de Domingo Hernández de Maceras (1607) e “Arte de cozina, pastelería, vizcochería y conservería” de Francisco Martínez Motiño (1611).

A rabanada era, no início do século XX, muito comum nas tabernas de Madride era servida com jarros de vinho “razos”).A associação das rabanadas à quaresma deve-se provavelmente à necessidade de aproveitar o pão, durante o tempo que não se comia carne, portanto sendo menos consumido, mesmo sendo produzido na mesma quantidade.

As rabanadas fazem parte de muitas mesas da consoada em Portugal, e em várias ceias do Brasil. São servidas polvilhadas com açúcar de canela ou regadas com calda de açúcarxarope de bordo ou mel. A palavra “rabanada” era apenas utilizada ao norte do rio Mondego e ao mesmo doce atribuía-se, a partir da margem sul do referido rio, o nome de fatia-dourada, ou fatia-de-parida.

Em outros países são típicos nas celebrações espanholas da Quaresma e da Semana Santa, assim como em várias partes do México, tal qual Zacatecas.

Receita de rabanada no micro-ondas

Ingredientes 
Rende: 16 fatias

  • 1/2 lata de leite condensado
  • 2 ovos batidos
  • 1/2 xícara de leite
  • 1 colher (chá) de baunilha
  • 1 pitada de noz-moscada
  • 16 fatias de pão amanhecido
  • Açúcar e canela a gosto

Modo de preparo
Preparo:10mins › Cozimento: 20mins › Tempo adicional:10mins de molho › Pronto em:40mins 

  • Pré-aqueça o forno em temperatura média (180ºC) e unte uma forma retangular grande.
  • Misture numa tigela grande o leite condensado com os ovos, o leite, a baunilha e a noz-moscada.
  • Mergulhe as fatias de pão e deixe de molho por 10 minutos. Se o creme não cobrir totalmente as fatias, vire o lado na metade do tempo.
  • Coloque o pão na forma e leve ao forno por 20 minutos, virando depois de 10-12 minutos. Retire e passe no açúcar com canela antes de servir.

Se for uma época festiva, como o Natal em que você costuma fazer rabanadas, agora ficou bem mais fácil.

E mesmo se não for, agora você pode fazer sem ficar se preocupando com bagunça para arrumar depois, tudo que você precisa é de um micro-ondas.

Leave a Reply

Name *
Email *
Website